Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud outorga pela primeira vez a Medalha Jorge Araken

Comenda foi recebida pelo juiz de Direito e professor Tiago Gagliano, coordenador da Pós-Graduação do Órgão de Ensino.

“Nosso agradecimento especial ao professor e juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Paraná, Tiago Gagliano, coordenador desta pós-graduação. É iluminado quem faz a diferença na vida das pessoas, nas instituições e na sociedade. E o senhor é a representação desta verdade”. Com essas palavras, a diretora da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), desembargadora Regina Ferrari, outorgou nessa quarta-feira (14) a Medalha Mérito da Academia Judicial Desembargador Jorge Araken.

Integraram dispositivo de honra as juízas de Direito Zenice Mota, coordenadora pedagógica da Escola; Olívia Ribeiro (representando os alunos locais da pós-graduação), Luana Campos, Marcelo Coelho, juízes (também alunos do curso); além do magistrado Marcelo Tadeu (do Tribunal de Justiça do Distrito Federal), representando os alunos de outros estados.

A comenda considera a importância dos trabalhos de mulheres e homens que enaltecem a difusão do conhecimento e o aprendizado, bem como tenham prestado relevantes serviços à Esjud. Foi instituída recentemente pelo Conselho Consultivo do Órgão de Ensino, por meio da Portaria nº 2558/2022.

“A gratidão, professor Tiago, é uma verdadeira manifestação de luz. Como tenho dito, das palavras dos sábios nutrimos o saber, o saber fazer e o saber ser. Por isso, instituímos esta medalha, entregue hoje pela primeira vez. A comenda não poderia receber título mais apropriado”, explicou.

A distinção também pretende condecorar e agraciar personalidades jurídicas, bem como as personalidades das demais áreas do conhecimento científico, além de magistradas(os) e servidoras(es) ativas(os) e inativas(os), que tenham contribuído ao fortalecimento da Escola.

“Não tenho palavras, realmente não esperava tamanha homenagem. Estou bastante feliz e honrado. O que mais busco fazer é transmitir o máximo de conhecimento, na certeza de que essa dinâmica é uma atividade mútua, onde o professor também é ensinado por meio do conhecimento e experiência dos alunos”, disse o homenageado.

Tiago Gagliano também assinalou que, quando recebeu a proposta de capitanear a Pós-Graduação lato sensu da Esjud, “Prestação Jurisdicional: Teoria da Decisão Judicial e Direitos Humanos”, não teve dúvidas de que seria uma “oportunidade valiosa de ampliar a aprendizagem e desenvolver uma agenda de ensino”.

O homenageado

O homenageado é pós-doutor em Psicologia Cognitiva na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Pós-doutor em Direito pela Universidad de León/Espanha. Pós-doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e pós-doutorando em Filosofia (Ontologia e Epistemologia) na PUC-PR.

É doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direito e professor pela PUC/PR. Professor da Escola da Magistratura do Estado do Paraná (EMAP), da Escola da Magistratura Federal em Curitiba (Esmafe), da Academia Judicial de Santa Catarina, da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e da Escola da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec); dentre outras tantas qualificações.

Jorge Araken

A desembargadora-diretora do Órgão de Ensino, Regina Ferrari, lembrou que o desembargador Jorge Araken “nos deixou há dois anos”, “mas seu legado e história continuarão firmes”. “Ocupou a Presidência do nosso Tribunal por dois biênios (1974 – 1975 e 1984 – 1985), dentre outros tantos cargos relevantes. Foi professor de escol, catedrático, filólogo, escritor, intelectual de destaque. Deixou uma trajetória marcada pelo bem servir, missão que exerceu com respeito e dignidade, honrando o direito público”, emendou.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo