Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Novas juízas e juízes do TJAC visitam cartórios extrajudiciais de Rio Branco e de Porto Acre

Atividade faz parte do Curso de Formação Inicial e tem objetivo de capacitar sobre o papel do juiz nas correições em cartórios extrajudiciais.

Com o objetivo de compreender as dinâmicas de trabalho, conhecer as ferramentas tecnológicas e os ambientes de atendimento, os 15 novos juízes e juízas de Direto substitutos, empossados recentemente pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), visitaram na terça-feira (17) quatro cartórios extrajudiciais de Rio Branco. Também realizaram uma prática de correição no cartório extrajudicial de Porto Acre, na quarta-feira (18).

Outra intenção das visitas técnicas foi capacitar os novos magistrados e magistradas sobre seu papel prático, ou seja, quando forem realizar correições em serventias extrajudiciais. Na atividade realizada em Porto Acre, por exemplo, as(os) novas(os) integrantes da Justiça estadual foram ao cartório e analisaram as correições realizadas anteriormente na unidade.

Em Rio Branco, foram visitados os seguintes cartórios extrajudiciais: 3º Tabelionato de Notas e 3º Registro Civil; Ofício de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas; 2º Tabelionato de Protestos de Títulos e Documentos de Rio Branco; e 2º Ofício de Registro de Imóveis.

Nas cinco serventias, os interinos responsáveis por administrar os locais falaram sobre as funções dos cartórios, as dificuldades, as especificidades, mostrando os arquivos e soluções implantadas para contornar os desafios.

Além disso, foram debatidos sobre os sistemas empregados por cada unidade e a integração das ferramentas tecnológicas dos cartórios com o Extrajud, o sistema de fiscalização e de geração de selos utilizado pela Corregedoria-Geral da Justiça (Coger).

Para o interino do 3º Tabelionato de Notas e 3º Registro Civil, Fredy Pinheiro Dasmaceno, o Extrajud trouxe benefícios para o trabalho. “O sistema de fiscalização do Tribunal hoje é maravilhoso, veio integrar. Quero parabenizar, que foi um desafio e ficou muito bom”, comentou

O juiz de Direito Leandro Leri Gross, auxiliar da Presidência do TJAC, junto com o servidor Jovanny Fogaça, gerente de fiscalização extrajudicial (Gefex), e a servidora Lúcia Rodrigues da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), acompanharam os 15 novos juízes e juízas nas visitas técnias, que integram o programa de formação inicial de magistrados ministrado pela Esjud em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

(Texto e fotos: Comunicação do TJAC)

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo