Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud e Escola Judicial do Tocantins firmam parceria institucional

Documento foi assinado para o intercâmbio de estudos científicos, atividades jurídicas, acadêmicas e difusão de boas práticas.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) estabelecerá maior aproximação com outras escolas judiciais, organizações e instituições, com vistas a ampliar o intercâmbio de ações destinadas à formação, capacitação e ao aperfeiçoamento de magistradas(os), servidoras(es) e operadores do Direito.

Exemplo disso foi a celebração do Termo de Cooperação firmado entre o Órgão de Ensino e a Escola de Magistratura de Tocantins (Esmat), por meio do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO). O documento teve a assinatura da desembargadora-presidente Regina Ferrari, do desembargador Elcio Mendes, diretor da Esjud, e do desembargador Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem) e diretor da Esmat.

A reunião contou com as presenças do vice-presidente do Tribunal de Justiça Acreano, desembargador Luís Camolez, do corregedor-geral da Justiça, desembargador Samoel Evangelista, e dos juízes-auxiliares da Presidência, Zenice Cardozo e Giordane Dourado.

O que representa

Para a presidente do TJAC, Regina Ferrari, a parceria prevê a criação de um novo caminho e união de esforços entre as instituições, tanto do ponto de vista de acordos técnicos, quanto de afirmação valores como respeito, empatia e humanidade.

Elcio Mendes assinalou que pretende construir uma gestão de paz, tranquilidade e felicidade, onde todas(os) possam se sentir acolhidos e participantes das ações. Ao mesmo tempo, elogiou o diretor da Esmat pela abertura às gestão colaborativa e pelo fomento à difusão do conhecimento e compartilhamento do saber.

Marco Villas Boas, por sua vez, colocou-se à inteira disposição para que sejam celebradas outras parcerias de viés educacional. “Eu vejo com excelentes olhos esse compartilhamento, porque o desenvolvimento tem como resultado o progresso de todo o Poder Judiciário”, afirmou o presidente do Copedem.

Esmat

A Escola Superior da Magistratura Tocantinense é considerada de excelência no Brasil, com diversas inovações. Trata-se de um Órgão de Ensino que funciona como escola governamental, possui Mestrado e já abriu pedido na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para oferecer Doutorado.

Dentre os projetos de destaque, o diretor da Esmat citou a inclusão indígenas por meio da linguagem. Nesse caso, a elaboração de cartilhas com o vocabulário das etnias, além de iniciativas pautadas pelo aprimoramento da área jurídica e promoção dos Direitos Humanos.

Homenagem

Depois de firmado o acordo, o desembargador Marco Villas Boas entregou a outorga do “Medalhão ESMAT” à desembargadora-Regina Ferrari, como também ao desembargador Elcio Mendes, como reconhecimento a sua contribuição à construção do conhecimento, aos serviços prestados para a melhoria da prestação jurisdicional.

(Com apoio e informações da Comunicação do TJAC)

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo