Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud outorga Medalha Jorge Araken a desembargadores do TJTO, TJMG, TJAM e TJRO

Autoridades receberam a comenda em reconhecimento à relevância dos serviços prestados.

Um dos fundadores do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), o desembargador Jorge Araken faleceu em 2020. No entanto, terá a memória e o legado perpetuados com a valorização de personalidades que contribuíram para o engrandecimento do Poder Judiciário Estadual. Exemplo disso é que quatro autoridades receberam a comenda nesta segunda-feira (6) em reconhecimento à relevância dos serviços prestados.

A homenagem ocorreu no auditório da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), sob condução da desembargadora-diretora Regina Ferrari. Participaram do ato solene autoridades diversas, incluindo a presidente do TJAC, desembargadora Waldirene Cordeiro, a decana da Corte, desembargadora Eva Evangelista, o desembargador Júnior Alberto (ouvidor geral e vice-diretor da Esjud), o desembargador Elcio Mendes, corregedor-geral da Justiça e diretor eleito do Órgão de Ensino; os desembargadores Samoel Evangelista e Francisco Djalma (presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC) e, representando a presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Alexandre Miguel.

Concorrida, a cerimônia foi iniciada com a execução do Hino Acreano, com a participação da Banda da Polícia Militar do Estado. O cabo José Dourado emprestou o talento para elevar a voz em músicas como “Coração de Estudante” (clássico de Milton Nascimento).

“Tenho a significativa oportunidade de homenagear pessoas tão representativas e de atuação destacada em suas áreas. As palavras são de agradecimento. Como disse o poeta Augusto Branco, ‘a gratidão não custa nada, mas tem um valor imenso’. A certeza é de que os senhores colaboram diretamente para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do fazer justiça, não apenas na perspectiva de garantir direitos, mas também de transformação da sociedade”, ressaltou Regina Ferrari.

As homenagens e discursos

Receberam a medalha Marco Villas Boas, presidente do Colégio Permanente dos Diretores das Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem). João Simões, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) no Biênio 2020-2022. Caetano Levi, diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM), no Triênio 2020-2022. E Raduan Miguel Filho, diretor da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) no Biênio 2022-2023.

“Gratidão imensa, momento especial e luminoso, meu coração se abriu quando aqui cheguei. Creio que ao passar o bastão para a próxima Direção, teremos cada vez mais evolução nesta Escola voltada ao aprimoramento das atividades judicantes e administrativas”, assinalou o desembargador Marco Villas Boas.

“Surpresa maravilhosa, fiquei sem palavras. Minha ligação com o povo acreano é de longa data, aqui já estive em tantas frentes, inclusive me lembro quando fui trazido para ministrar aula pela desembargadora Eva”, disse o desembargador Raduan Miguel Filho.

Para o desembargador João Simões, “o ato representa os laços de fraternidade construídos por décadas de trabalho e respeito entre as instituições”. Ele fez questão de compartilhar a comenda com a sua esposa Glória, acreana, de Cruzeiro do Sul.

“Queria estar à altura dessa honraria. Digo que na vida nem neste Brasil nada muda se não for pela educação”, considerou o desembargador Caetano Levi, antes de salientar que a “formação permanente de magistradas(os) é mais necessária do que a inicial”.

Mais homenagens

A desembargadora Waldirene Cordeiro, recebeu uma placa de homenagem, em virtude do seu apoio à gestão da Escola no Biênio 2021-2023.

“Sinto-me gratificada por fazer parte deste ato de reconhecimento que atesta a contribuição para crescimento de um poder e de uma nação”, frisou a presidente do TJAC.

O desembargador Júnior Alberto recebeu uma lembrança por sua “parceria de sempre”, voltada à consecução dos objetivos da Escola. De igual modo, a servidora Graiciane Bonfim, representando os demais servidores do Órgão de Ensino.

Os juízes de Direito Giordane Dourado e Zenice Mota, coordenadores científico e pedagógica da Esjud também foram agraciados com placas honoríficas.

A comenda

A comenda foi instituída ano passado por meio da Portaria nº 2558/2022, com o objetivo de condecorar e agraciar personalidades jurídicas, bem como de outras áreas do conhecimento científico, além de magistradas(os) e servidoras(es) ativas(os) e inativas(os) pelos relevantes serviços prestados à Escola.

Jorge Araken foi presidente do TJAC por mais de uma vez, como também do TRE-AC. Mestre em Direito, professor, advogado, escritor, filólogo, catedrático e pesquisador. Dessa forma, seguirá inspirando novas gerações sobre ética, lealdade, dignidade, eternizado com Patrono dos Estudos Jurídicos.

https://www.tjac.jus.br/wp-content/uploads/2023/02/esjud-homenagens-6fev2023-16.jpeg

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo