Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud dialoga com MPAC para fortalecimento de atividades de ensino

Reunião foi marcada pelo início de parceria institucional que trará resultados concretos no dia a dia dos órgãos.

“Sonharmos juntos torna tudo mais fácil. Pretendemos deixar no presente uma Escola preparada para o futuro”. A frase do desembargador Elcio Mendes reflete a aproximação estabelecida na sexta-feira (24) entre a Escola do Poder Judiciário (Esjud) com o Ministério Público do Acre (MPAC).

Marcada pelo diálogo e pela visão estratégica, a reunião foi o início de uma parceria institucional que apresentará resultados concretos no dia a dia dos órgãos, principalmente nas atividades de formação e capacitação dos(as) profissionais, além das jornadas científicas e acadêmicas.

Acompanhado dos juízes de Direito Lois Arruda e Anastácio de Menezes, coordenadores pedagógico e científico, o diretor do Órgão de Ensino foi recebido pelo procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro e pelo procurador-geral adjunto para Assuntos Jurídicos da instituição, Celso Jerônimo. Também participaram do encontro pelo MPAC o promotor de Justiça Glaucio Oshiro e a promotora Joana D’arc, diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). Pela Esjud, os gerentes da Escola, Breno Nascimento (Avaliação) e Thaumaturgo Neto (Administração do Ensino).

“Já nos colocamos à disposição para expandir a área de ensino e vejo que, com este passo, a partir dessa reunião, teremos bons frutos, não só para as instituições, mas também para a sociedade. Com esta aproximação, teremos resultados promissores”, declarou Danilo Lovisaro.

O procurador-geral de Justiça explicou que tem percebido maior interesse por parte do público interno em uma maior qualificação. “As pessoas estão correndo atrás de Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, muitas vezes tendo de se afastar para se dedicar a esses cursos. Por que não buscarmos parcerias que possam atender essa demanda?”, refletiu.

Planejamento

O diretor Elcio Mendes descortinou um horizonte de possibilidades construídas a partir de um planejamento e de uma gestão colaborativa com todo corpo funcional da Esjud. Citou exemplos de ações que já estão em andamento neste Biênio 2023-2025, como a implantação do moderno sistema EmeronWEB – que permitirá o gerenciamento administrativo e pedagógico da unidade. A iniciativa é possível graças a uma parceria com a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).

Segundo o desembargador, a proposta inicial é priorizar o público interno, com a oferta de cursos nas mais diversas áreas do conhecimento, como ética funcional, gestão, atendimento, meio ambiente. “Precisamos arrumar a casa, para depois podermos olhar para fora, o público externo, comunidade jurídica e operadores do Direito”, afirmou.

Elcio Mendes anunciou a pretensão de que na atual gestão sejam ofertados uma nova Pós-Graduação e um Mestrado, por meio de acordos que já estão sendo firmados com outras instituições.

Visita à Ceaf

Após o encontro inicial, autoridades e servidores(as) visitaram o Ceaf que, na prática, é a escola oficial do MPAC. Foram mostradas pela equipe técnica do setor as práticas desenvolvidas no âmbito do ensino, especialmente voltadas à disseminação do conhecimento e valorização do capital intelectual.

Além da estrutura física, a equipe do Ceaf e da Diretoria de Comunicação do MPAC apresentaram a área tecnológica e de produção, a exemplo da criação de conteúdos audiovisuais e a transmissão de eventos em tempo real para públicos interno e externo. O entendimento é que com a interação das equipes da Esjud e do MPAC seja possível compartilhar experiências e avançar na construção qualitativa de agendas conjuntas.

O desembargador Elcio Mendes considerou que a visita institucional foi exitosa, uma vez que por meio dessas parcerias será possível fortalecer as atividades formativas das duas instituições e oferecer serviços com maior qualidade aos cidadãos.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo