Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud participa de Reunião de Alinhamento Estratégico do TJAC

Órgão de Ensino é fundamental à visão do Judiciário Acreano de ser reconhecido por prestar serviços ágeis e de qualidade aos cidadãos.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) participou nesta terça-feira (28) da Reunião de Alinhamento Estratégico do Tribunal de Justiça Acreano (TJAC). O encontro reuniu magistradas(os) do 1º e 2º Graus, servidoras(es), além de diretorias, gerências e assessorias da Instituição.

O objetivo da atividade foi planejar os procedimentos que serão desenvolvidos nos próximos dois anos a partir de uma perspectiva estratégica, construída por diretrizes, macrodesafios e metas que balizarão o Judiciário Estadual.

Realizado no Palácio da Justiça, o dispositivo de honra teve as presenças da desembargadora Regina Ferrari, presidente do TJAC, do desembargador Luís Camolez, vice-presidente, do desembargador Samoel Evangelista, corregedor-geral da Justiça, do desembargador Francisco Djalma, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC), do desembargador Júnior Alberto, ouvidor-geral e do desembargador Elcio Mendes, diretor da Esjud. O desembargador Laudivon Nogueira, presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário do Acre, também participou do evento, bem como o juiz de Direito Gilberto Matos, presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac).  

Ao proceder com a abertura, Regina Ferrari citou a frase “o essencial é invisível aos olhos”, retirada do livro “O pequeno príncipe”, um clássico da literatura escrito pelo aviador francês Antoine de Saint-Exupéry. Após elogiar o próprio TJAC que, segundo ela, é “forjado pelo trabalho”, a presidente do Tribunal ressaltou que “o mais essencial é o bem servir e a distribuição de justiça com amor”. 

“É uma questão de sonho, de acreditarmos e trabalharmos juntos para fazer acontecer. Temos diversos projetos, um planejamento bem encaminhado e pretendemos tornar realidade uma Escola mais digna, melhor estruturada, mais adequada. Que a Esjud acolha e valorize nossos profissionais, atendendo bem suas demandas e concorrendo para um verdadeiro aperfeiçoamento da formação e das atividades”, assinalou o desembargador Elcio Mendes.   

O diretor disponibilizou um material – por meio de um novo canal criado no Whatsapp -, que sintetiza o conjunto de ações que serão implementadas nestes 24 meses, voltadas à missão do Tribunal de ser reconhecido até 2026 por prestar serviços ágeis e de qualidade aos cidadãos. Dentre as novidades estão a construção de uma nova Esjud, a oferta de um Mestrado e de uma Pós-Graduação, o estabelecimento de maiores parcerias institucionais e um projeto que levará informações em diversas áreas do conhecimento às comarcas do Estado.

Diretoras(es), gerentes e assessoras(es) expuseram as atribuições de cada setor, o Plano de Gestão, as propostas, ideias e expectativas que serão consumadas neste biênio.

Importância para a Esjud

Coordenador pedagógico do Órgão de Ensino, o juiz de Direito Lois Arruda explicitou a relevância da iniciativa para o setor.

“Necessário para ouvirmos nossas(os) magistradas(os) e servidoras(es) e, a partir do conhecimento de suas dificuldades, podermos oferecer itinerários formativos que venham capacitá-las(os) a solucionar esses problemas ou melhorar o desenvolvimento de suas competências e habilidades”, disse.

Ainda de acordo com o magistrado, a ideia da atual gestão (2023-2025) é caminhar junto com os profissionais da Justiça, oferecendo todo apoio para melhorar o saber fazer, ou seja, otimizar as rotinas de trabalho.  

“O Planejamento Estratégico do Judiciário Acreano e as suas revisões são essenciais ao aprimoramento da prestação jurisdicional e da gestão administrativa. Através da participação de magistradas(os) e servidoras(es), os gestores terão informações qualificadas para tornar a Administração Pública eficiente, conforme determina o artigo 37 da Constituição Federal”, considerou o juiz de Direito Leandro Leri Gross, coordenador científico da Esjud.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo