Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud adere em Brasília à Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum)

Evento acontece na sede da Enfam e reúne escolas judiciais e da magistratura, de todas as regiões do Brasil.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) participa em Brasília-DF do encontro anual com a Direção e a Coordenação dos órgãos de ensino de natureza jurídica. Um dos objetivos da atividade é o lançamento da Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura (Renejum).

Representantes das escolas de todas as regiões do Brasil reúnem-se nesta quinta-feira (2) e sexta-feira (3) na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O desembargador Elcio Mendes, diretor da Esjud, acompanhado do juiz de Direito Lois Arruda, coordenador pedagógico, assinalou a necessidade da iniciativa.

“Assinamos a adesão da nossa Escola à Renejum, a qual pretende otimizar os trabalhos, aperfeiçoando principalmente a gestão acadêmica, pedagógica e administrativa. Dessa forma, será possível fortalecer a atuação dos profissionais da educação judicial, para maior integração dos saberes, e obtenção de melhores resultados para magistradas(os), servidoras(es) e sociedade”, disse o desembargador Elcio Mendes.

Durante o encontro, serão realizadas atividades destinadas à atualização de informações, discutir a necessidade de desenvolver competências junto às equipes gestoras, motivar reflexões e realizar atividades práticas necessárias à implementação da Rede.

O ministro Mauro Campbell Marques, diretor-geral da Enfam, apontou que o evento propiciará atividades que auxiliarão as escolas a atuarem de modo articulado, sobretudo do ponto de vista cooperativo e com maior qualidade nas formações. “Durante estes dias, iremos propor soluções para os problemas comuns às escolas, compartilhar as realidades locais e as expectativas de cada uma delas, favorecendo a integração, articulação e o desenvolvimento da Rede como um todo”, disse.

“A Renejum, hoje lançada, será catalisador para as escolas judiciais e para o compartilhamento dos projetos e cursos voltados à formação e aperfeiçoamento de magistradas(os) e servidoras(es), já que é fundamental a permanente atualização das rotinas do serviço judicial prestado ao povo ou cidadão”, explicou o juiz de Direito Lois Arruda.

O coordenador pedagógico da Esjud considerou a ideia favorável às ações formativas identificadas como “concretamente necessárias” a partir dos resultados coletados pelas corregedorias, em suas correições, e também pela ouvidoria judicial, bem ainda de acordo com os reclames dos jurisdicionados.

Atribuições da Renejum

O ato de assinatura da portaria que cria a Renejum ocorreu nesta quinta-feira (2), durante a abertura do evento, conduzido pelo ministro Mauro Campbell. Dentre as suas atribuições do novo órgão estão promoção de estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos, voltados à implementação de atos normativos e políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário; o compartilhamento de boas práticas, conhecimentos e informações referentes à educação judicial e inovação no sistema de justiça; a socialização de iniciativas inovadoras e sustentáveis no que se referem à gestão educacional, ao currículo e à avaliação no âmbito da educação dos membros do poder judiciário; bem como o desenvolvimento de estratégias e ações colaborativas voltadas à excelência da tutela jurisdicional prestada, fazendo convergir as ações de aperfeiçoamento promovidas entre os seus membros.

Importância da Renejum

A Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura representa um relevante passo rumo à concretização do trabalho educativo em rede, a partir da institucionalização de ações de governança e liderança, as quais, de forma articulada, promovem o desenvolvimento integral dos usuários, o aprimoramento das estratégias de comunicação interna e externa, a atualização da estrutura formação e dos mecanismos de gestão às novas tecnologias e metodologias de inovação, bem como a interação, cooperação e o fortalecimento de parceria com outras instituições públicas e privadas, conforme preconizado no Planejamento Estratégico das Escolas Judiciais e de Magistratura 2021-2026.

Metodologia

A proposta metodológica para o desenvolvimento do encontro engloba a realização de apresentações, diálogos, painéis, mesas-redondas e trabalhos em grupo sobre aspectos do contexto das escolas, de modo a permitir a participação ativa do público presente. Isso reforça o trabalho colaborativo, no sentido de analisar, debater e apresentar reflexões, orientações e encaminhamentos que contribuam, efetivamente, com a Rede, em especial no que se refere às ações prioritárias do Plano de Trabalho 2023-2024.

Os grupos de trabalho serão conduzidos por servidores da Enfam e o evento terá como convidado o professor Dr. José Vieira de Souza, que conduzirá a mesa-redonda sobre o tema O Papel das Equipes Gestoras, de Docentes e de demais Profissionais da Escola na Implementação do Projeto Pedagógico/Institucional.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo