Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Direção da Esjud realiza visitas institucionais a Universidade Federal e Escola da Magistratura de Rondônia

Encontros aproximam instituições para estabelecerem articulações e futuras parcerias que atendam interesses mútuos e projetos educacionais.

Com a visão estratégica de construir ações institucionais, a Direção da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) visitou a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Na ocasião, o desembargador-diretor Elcio Mendes esteve acompanhado do coordenador pedagógico da Esjud, juiz de Direito Lois Arruda. “Entendemos que podemos fortalecer a nossa atuação com o apoio de outros órgãos, aprendendo mutuamente, melhorando nossas práticas de gestão e consolidando um trabalho que contribua diretamente para o aperfeiçoamento de magistradas(os), servidoras(es) e dos serviços prestados aos cidadãos”, destacou Elcio Mendes.

A agenda teve início com a visita institucional à sede da Emeron, onde foram recebidos pelo coordenador-geral do Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (Cepep), Arlen de Souza, e pela secretária-geral Érica Machado. Na ocasião, o desembargador Elcio Mendes e o juiz de Direito Lois Arruda conheceram as salas de aula da Escola Rondoniense, concebidas no modelo de anfiteatro, a biblioteca, o laboratório de informática e espaços pedagógicos, além do prédio onde ocorriam as sessões do Tribunal Pleno, o qual foi integralmente restaurado.

“Trata-se de uma relação que tem se tornado cada mais consistente, com a cooperação recíproca e alinhamentos, o que se torna ainda mais relevante pelo fato de serem escolas coirmãs. Poderemos, nesse sentido, trocar não apenas dados e informações, mas ideias, projetos e objetivos, de maneira a aprimorar os nossos contextos formativos e práticas de gestão”, explicou Lois Arruda.

Visita à UNIR

Já na UNIR, as autoridades acreanas foram recepcionadas pela professora Marcele Pereira (reitora da instituição de ensino), professor Márcio Secco, coordenador do Programa de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (Dhjus), professora Aparecida Zuin (vice-coordenadora do Dhjus) e professora Aurineide Braga (chefe de gabinete).

O encontro aproximou as organizações para que possam convergir propósitos educacionais, estabelecer mais tratativas, articulações e possíveis parcerias que atendam interesses institucionais mútuos.

“Pretendemos ampliar a atuação da UNIR. Não é apenas um objetivo, mas uma necessidade, razão pela qual estamos empenhados em viabilizar essa cooperação. Recebê-los é apenas o princípio de uma relação que trará ótimos resultados tanto para nossa universidade, quanto para o Estado do Acre, como já acontece com Rondônia”, assinalou a reitora Marcele Pereira.

Congresso Direito Penal

Ainda na terça-feira, o diretor da Esjud, Elcio Mendes, e o coordenador pedagógico do Órgão, Lois Arruda, participaram da abertura do I Congresso Internacional de Direito Penal, realizado no edifício-sede do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), com diversos professores(as), alunos(as) e pesquisadores(as). São palestras e consórcios mestrais na área do Direito Penal, para debater a justiça criminal e penitenciária.

A abertura oficial do evento teve as presenças do presidente do TJRO, desembargador Marcos Alaor, do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Robles, do diretor da Emeron, desembargador Raduan Miguel Filho e do subprocurador-geral de Justiça do MPRO, Cláudio Silveira. Também participaram da abertura os professores doutores Carlos Japiassú (palestrante) e Sérgio Teixeira (mediador).

No período da noite, os(as) participantes do congresso assistiram, na Emeron, à apresentação dos Consórcios Mestrais, pelo alunos(as) do Mestrado Interinstitucional.

O evento segue nesta quarta-feira (8) com mais mesas, lançamento de livros e a palestra de encerramento com o diretor da Emeron.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo