Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Escolas do Poder Judiciário do Acre e de Rondônia ampliam relações institucionais

Instituições de ensino judicial avançam na troca de ideias, de informações e no aperfeiçoamento das atividades formativas e de capacitação.

Diminuir distâncias para aproximar ações que concorram ao aprimoramento dos(as) profissionais da Justiça e à oferta de serviços com maior qualidade, rapidez e eficiência. Com essa visão, a Direção da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) tem ampliado as relações institucionais com a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) em diversas áreas, como tecnologia, ensino e pesquisa.

“Fomos muito bem recebidos por todos que integram a Escola Rondoniense, a quem fazemos um agradecimento especial. O propósito é o de buscarmos a aprendizagem, a inovação e avanços mútuos, de maneira a ampliarmos o alinhamento e a gestão da estrutura e das ferramentas disponíveis. Nesse sentido, poderemos fortalecer as nossas práticas para o aperfeiçoamento da formação e da capacitação das(os) magistradas(os) e servidoras(es) do Judiciário Acreano e da prestação jurisdicional”, explicou o desembargador Elcio Mendes, diretor da Esjud.

“Que as escolas se unam para um objetivo comum, de troca de ideias, de informações, de modo que um aprende o que o outro faz de bom, compartilha os conhecimentos. Esse compartilhar expertises que é fundamental, e nos colocamos à inteira disposição. Precisamos aprender com a experiência que os outros têm e aplicá-la no nosso dia a dia ou até mesmo adequá-la a nossa situação; talvez até aperfeiçoá-la, conforme os interesses e necessidades”, declarou o desembargador Raduan Miguel Filho (diretor da Emeron).

Área de tecnologia

Recentemente, uma parceria com a Emeron – Termo de Cessão de Uso nº 56/2022 -, permitiu a implantação de um novo sistema de gerenciamento administrativo e pedagógico. Servidores da escola vizinha estiveram na Esjud para implantação do EmeronWeb.

Trata-se de uma ferramenta voltada à gestão de informações de escola judicial, que contempla em seus fluxos o trato de dados referentes aos cursos, desde o planejamento orçamentário até a completa execução das atividades de formação; serviços de inscrição, frequência, certificação e a emissão de relatórios. Em sua dinâmica possibilita a devida inserção dos valores pertinentes, como os dados de professores, alunas(os), despesas e outros.

Área de ensino

Nesta semana, o desembargador Elcio Mendes e o juiz de Direito Lois Arruda, coordenador pedagógico do Órgão de Ensino, estiveram na sede da Emeron, para uma série de atividades, incluindo reuniões, visita às instalações, participação do I Congresso Internacional de Direito Penal, etc.

As autoridades acreanas participaram na manhã da quarta-feira (8) de reunião com as presenças do presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), desembargador Marcos Alaor, do desembargador Raduan Miguel Filho, da vice-diretora da Emeron, juíza de Direito Karina Sobral, do professor Carlos Japiassú, coordenador do Mestrado Interinstitucional (Minter) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e do professor Sérgio Teixeira, mediador do Congresso.

À tarde, o desembargador Elcio Mendes e o juiz de Direito Lois Arruda reuniram-se especificamente com a Direção da Emeron. Foram recepcionados pelo diretor da Escola da Magistratura de Rondônia, Raduan Miguel Filho, pela vice-diretora, juíza de Direito Karina Miguel Sobral e pela secretária-geral do setor, Érica Machado.

No final da tarde, prestigiaram o encerramento do I Congresso Internacional de Direito Penal, cuja palestra final foi proferida por Raduan Miguel Filho. A proposta da ação foi apresentar inovações substanciais na seara do Direito Penal e Processual Penal, bem como debater com maior profundidade a Justiça Criminal e Penitenciária, com intuito de compreender causas que potencializam a criminalidade no estado de Rondônia.

Já na manhã desta quinta-feira (9), o diretor Elcio Mendes e o coordenador pedagógico Lois Arruda estiveram mais uma vez com a Direção da Escola de Rondônia. Desta vez, também participaram o coordenador-geral do Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (Cepep), juiz de Direito Arlen de Souza; o professor Carlos Japiassú e, em caráter especial, por videoconferência, o professor da UERJ, visitante em Harvard, Gustavo Siqueira.

Exitoso, o encontro foi pautado pelo compartilhamento de boas práticas, conhecimentos e informações voltados ao itinerário formativo e à integração de agendas que favoreçam a construção de possíveis parcerias de gestão educacional.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo