O Tribunal de Justiça do Acre oferece a desembargadores e juízes de Direito o Curso Media Training, que acontece no dia 12 de setembro (uma terça-feira). O intuito fundamental é debater com os magistrados sobre o papel e importância da imprensa, bem como a necessidade de se dar maior visibilidade às decisões/ações do Judiciário Acreano.
As inscrições começaram nesta segunda-feira (4) – clique aqui e acesse – e se estendem até a próxima quarta-feira (6). A atividade a ser realizada na sala de aula da Escola do Poder Judiciário (Esjud), será ministrada por Fábio Gusmão, experiente profissional e editor digital do Jornal Extra (RJ) – veja currículo resumido abaixo.
No período da manhã, os trabalhos começam às 8h30min e vão até as 13h. Já à tarde, iniciam às 15h, e serão concluídos às 17h50min (com aulas teóricas e práticas).
O Curso Media Training é uma iniciativa da atual gestão do TJAC, sendo capitaneada pela desembargadora-presidente Denise Bonfim, por meio da Diretoria de Gestão Estratégica (Diges), da Diretoria de Informação Institucional (Diins) e da Esjud.
A logística que permitiu a sua consecução envolveu diversas tratativas, incluindo parceria com Ministério Público Estadual. A Associação dos Magistrados do Acre (Asmac) também contará com o profissional, em outra atividade de mesma conotação.
É a terceira vez que o Tribunal promove um Curso de Media Training, sendo a primeira vez com os próprios profissionais do setor de Comunicação; e a segunda vez com o jornalista Eduardo Ribeiro (repórter e apresentador da Record).
Temas abordados
Serão abordados temas diversos, como “A liberdade de informar: Os meios de comunicação como megafone das instituições”; “Estudos de casos: exemplos de casos gerais e específicos”. “Redes Sociais: as melhores práticas para a vida social no mundo virtual”, etc.
Também haverá simulações de entrevistas e outros treinamentos destinados a melhorar o comportamento e a abordagem diante de câmeras e microfones.
Currículo simplificado
Fábio França de Gusmão é formado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Gama Filho. Possui MBA Executivo da Coppead/UFRJ. É Consultor de Estratégias em Digitais, e ministra treinamentos em comunicação digital, redes sociais, inovação e media training. Jornalista há 22 anos, é editor digital no jornal Extra, da Infoglobo Comunicação e Participações S.A., onde já foi repórter, editor assistente e editor de geral. Vencedor de vários prêmios de jornalismo, entre eles o Prêmio Esso de Reportagem, Prêmio Embratel, XXII Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e menção honrosa no XXVII Prêmio Vladimir Herzog. |