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Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Servidores de diversas instituições participam de Programa de Desenvolvimento de Líderes

 

Capacitação foi oferecida pela Esjud em parceria com a Controladoria-Geral da União.

 

 

Servidores de diversas instituições participaram do curso “Delegando, dialogando, decidindo e planejando sem medo”, oferecido pela Escola do Poder Judiciário (Esjud), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). A atividade ocorreu durante toda essa segunda-feira (11), com o intuito de aperfeiçoar e elevar a competência e a qualificação dos participantes para atuarem como líderes eficazes, motivados e motivadores de suas equipes.

A atividade englobou conceitos, métodos e práticas eficazes e inovadoras de gestão. Participaram profissionais do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC), da Controladoria Regional da União no Estado do Acre, e do Instituto Federal do Acre (Ifac).

“O curso foi de suma importância para fortalecer o entendimento de que gerir exige decisões, que, por sua vez, necessita de preparação. Assim, os resultados serão mais satisfatórios. É imprescindível investir na capacitação de líderes, que formarão outros líderes a fim de cumprir, com excelência, a missão perseguida por este Tribunal de Justiça”, assinalou a servidora Amanda Aquino, supervisora da Diretoria Regional do Vale do Alto Acre (Drvac).

Chefe de gabinete na Controladoria Regional da União no Estado do Acre, Thiago Castro, destacou a contribuição da capacitação para a atividade profissional. “São conteúdos que permeiam a Administração Pública. Ajuda-nos a entender melhor, fazer reflexão, e adotar melhorias nas rotinas de trabalho”, disse.

O treinamento

O treinamento foi ministrado pelo auditor federal de Finanças e Controle da CGU em Brasília, Wallace Sousa. O profissional abordou inicialmente a importância da Delegação, como ferramenta para obtenção de melhores resultados.

Em seguida, tratou sobre a necessidade de se cultivar maior Diálogo nas organizações; conceitos básicos sobre feedback, e Comunicação no âmbito institucional.

Wallace Sousa descortinou definições e exemplos sobre o Planejamento, ensinando como fazer, quando e por quê.

O auditor falou ainda sobre a Decisão, e os aspectos envolvidos, orientando sobre como é possível adotar critérios para a melhor tomada de decisão no dia a dia.

 

 

A importância do curso

O serviço público, de modo geral, caminha em certo descompasso com a gestão privada, tanto que há uma distinção clara entre a “Administração Pública” e a “Administração Privada”.

Em que pese essa distinção não poder ser encarada, a priori, como desvantagem de uma em relação à outra, mas de um reconhecimento das diferenças entre ambas sob vários aspectos, a saber: natureza de ambas, forma de gestão e custeio, objetivos, pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades de cada uma.

Todavia, essas diferenças e notória separação entre ambas não deve ser motivo para que os pontos positivos e avanços de uma não possam ser utilizados pela outra ao se buscar melhorias na gestão e as práticas, de modo que seja possível atingir melhores resultados com o mesmo custo e/ou atingir os mesmos resultados com orçamento inferior.

Nesse sentido, sugere-se investir na qualificação dos ocupantes das chefias trazendo-lhes práticas conceituadas e comprovadas na prática há muito, e aperfeiçoadas com o decorrer do tempo de uso.

O objetivo

O treinamento contribuiu para trazer ao conhecimento dos servidores conceitos, ferramentas, métodos e práticas disponíveis no mercado que possibilitarão às instituições aprimorar seus níveis de gestão atual, elevar o nível de seus gestores e buscar a excelência de sua gestão administrativa podendo tornar-se uma ilha de excelência na própria Administração Pública e ponto focal para outros órgãos.

 

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