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Esjud promove “Oficina: Elaboração de projeto de pesquisa-intervenção para mestrado profissional”

O objetivo da oficina é preparar as(os) participantes à elaboração de projeto de pesquisa e intervenção para participação em seleção de mestrado profissional, a ser propiciado pela Escola do Poder Judiciário, oferecendo-lhe instrumentos teóricos e formais.

A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) promove a “Oficina: Elaboração de projeto de pesquisa-intervenção para mestrado profissional”. Destinada a magistradas e magistrados da Justiça Estadual, a atividade segue até o dia 28 deste mês de abril, na modalidade EaD, de forma síncrona e assíncrona, pelas plataformas digitais Google Meet e Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Órgão de Ensino.

Formadora do curso, a doutora Patrícia Medina explicou a dinâmica da agenda e a expectativa sobre a turma. “Estou bastante otimista com os projetos que construiremos daqui para frente. O mestrado profissional é uma capacitação específica, que envolve o estudo de técnicas, processos e temáticas, que atendam alguma demanda do mercado de trabalho”, disse.

Segundo a professora, a ideia é que se possa contribuir com os mais diversos setores e áreas do conhecimento, para gerar maior nível de produtividade e competitvidade nas empresas e organizações públicas e privadas.

Finalidade da Oficina

O objetivo da oficina é preparar as(os) participantes à elaboração de projeto de pesquisa e intervenção para participação em seleção de mestrado profissional, a ser propiciado pela Escola do Poder Judiciário, oferecendo-lhe instrumentos teóricos e formais.

“Parabenizo a iniciativa da nossa Instituição em viabilizar o mestrado profissional. A  capacitação  possibilitará mais eficiência e qualidade na gestão judiciária e na elaboração das decisões judiciais, com efeitos muito positivos para o nosso jurisdicionado e toda a sociedade”, declarou a juíza de Direito Louise Kristina, uma das discentes, ao elogiar a ação educacional.

Diretor da Esjud, o desembargador Elcio Mendes também participou da abertura da atividade. “Muito importante perceber, a partir do conhecimento tão bem exposto nas aulas, que será possível extrair temáticas para as pesquisas a partir das vivências, das experiências e dos projetos do cotidiano de magistradas e magistrados, que podem fortalecer a nossa jurisdição”, declarou.

O que se espera

As(os) participantes devem, minimamente, ao terminar a oficina: a) reconhecer as especificidades do mestrado profissional em comparação ao mestrado acadêmico a partir do seu objetivo e dinâmica de funcionamento; b) compreender as características dos produtos de final de curso e seus reflexos sobre a sociedade a partir da identificação de impactos sociais e, em afinidade com Planos de Desenvolvimentos Institucionais (PDIs) das instituições parceiras; c) formular problema de pesquisa-intervenção em consonância com as linhas de pesquisa e projetos do mestrado; d) formular objetivos da pesquisa-intervenção e gerar cronograma de ação; e) descrever os fundamentos metodológicos na forma de etapas de trabalho; f) redigir a justificativa a partir da perspectiva pessoal-profissional, institucional e dos direitos humanos ameaçados ou aviltados.

Formadora

Patrícia Medina é graduada em Pedagogia pela Faculdade Porto Alegrense de Educação Ciências Humanas e Letras, e em Direito pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde 2003 é professora da UFT no curso de Graduação em Pedagogia do Campus de Palmas; docente-pesquisadora do Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (MPPJDH), em cooperação com a UFT. É coordenadora do Projeto EducaDH e presidente do Comitê de Planejamento Estratégico e da Comissão de Autoavaliação do MPPJDH. Tem experiência na pesquisa e na extensão na área de Educação, com ênfase em Formação Professores para o Ensino Superior, Gestão da Educação e Educação em Direitos Humanos. No ensino de graduação e pós-graduação ensina principalmente metodologias de pesquisa.

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