Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Direção da Esjud participa de Seminário sobre a Justiça 5.0 no Rio de Janeiro

Debates apresentam novas leituras sobre a transformação digital na sociedade e o papel do judiciário na normatização e estabilidade jurídica.

O seminário “O futuro dos negócios e a justiça 5.0” acontece no Rio de Janeiro (RJ) nestes dias 27, 28 e 29 de abril. O evento que aborda uma das temáticas mais relevantes da atualidade é prestigiado pelo desembargador Elcio Mendes, diretor da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud).

A atividade é realizada pelo Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).

O desembargador-diretor Elcio Mendes fez questão de compartilhar o link de transmissão do seminário no YouTube no grupo oficial de comunicados e informes da Escola. “Queremos que as magistradas e magistrados, e também nossas servidoras e nossos servidores, tenham acesso a esse conteúdo, dada a sua relevância institucional e estratégica. Hoje, a tecnologia é vetor de transformação não apenas empresarial, na perspectiva de aumento da produção, mas também na área da justiça social, especialmente para que ofereçamos uma resposta mais ágil e eficiente aos cidadãos”, explicou.

Os debates descortinam novas leituras relativas à transformação digital na sociedade e o papel do judiciário na normatização e estabilidade jurídica dessas relações.

O desembargador Marco Villas Boas, diretor da Esmat e presidente do Copedem, agradeceu pela presença das autoridades e salientou a necessidade do diálogo permanente com a sociedade nos mais diversos segmentos. “A complexidade desses problemas merece uma atenção especial em todos os pontos de vista, seja para oferecer uma perspectiva de desenvolvimento econômico, seja para prestigiar a dignidade da pessoa humana em todas as suas dimensões”, disse.

O desembargador considerou que é fundamental integrar o setor produtivo, a área econômica e o setor de desenvolvimento humano e social nessa rede de informações, de modo que as relações e debates favoreçam maior compreensão da sociedade.

Ao dar as boas-vindas a todas as pessoas presentes no evento e aos que acompanhavam on-line, desejou que “durante as atividades surjam de fato lições de escol, que nos iluminem nessa jornada de compreender melhor os novos sistemas que desenvolvemos no plano digital”.

A abertura também contou com a presença do ministro Ricardo Cueva, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e do desembargador Marco Aurélio de Melo, diretor geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj). Durante a noite da quinta-feira (27), ocorreram duas palestras. A primeira, ministrada pelo doutor Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal, versou acerca do tema “Simplificação Tributária”. Já a segunda palestra, intitulada “Sustentabilidade e Desenvolvimento”, foi conduzida pelo doutor Walter Baère Filho.

Dentre os destaques  desta sexta-feira (28) estão o painel “Marco legal da Inteligência Artificial (IA) e inovações tecnológicas”, presidido pelo desembargador Marco Villas Boas; o painel “Futuro do trabalho”, que tem a presidência do ministro Douglas Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho, e o painel “Jurídico corporativo e a Justiça 5.0”, coordenador pelo desembargador Marco Aurélio de Mello, diretor geral da Emerj.

A programação segue também neste sábado (29), conforme card’s de divulgação.

Marcos Alexandre (Assessoria da Esjud) | Fotos e cards: Assessoria do Copedem e da Esmat

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo