Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Escola do Poder Judiciário do Acre apresenta oficialmente “Programa Saber sem Fronteiras”

Formadores do Saber sem Fronteiras foram homenageados pela Esjud; programa proporcionar valorização, acolhimento e profissionalismo de magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Justiça do Acre.

“Sonhe, sonhe alto. Só os maiores sonhos sobrevivem. Os outros são apagados pela chuva e levados pelo vento”. Ao citar o pensamento do escritor suíço Joël Dicker, o desembargador Elcio Mendes destacou que não se deve sonhar pequeno e apontou a expectativa sobre a dimensão do Programa Saber sem Fronteiras, apresentado oficialmente nesta sexta-feira (12) na sede da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud).

O diretor do Órgão de Ensino explicou que a ideia é proporcionar valorização, acolhimento e profissionalismo de magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Justiça do Acre.

O dispositivo de honra teve as presenças da desembargadora Regina Ferrari, presidente do Tribunal de Justiça do Acre, do vice-presidente, desembargador Luís Camolez, do desembargador Samoel Evangelista, corregedor-geral da Justiça, da desembargadora Waldirene Cordeiro, e da juíza de Direito Zenair Bueno, representando a Associação dos Magistrados do Acre (Asmac). Também compuseram o espaço o juiz de Direito Lois Arruda, coordenador pedagógico da Esjud, o procurador de Justiça Álvaro Pereira, corregedor do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), e a procuradora-geral adjunta, Rita de Kássia, representando a Instituição.

Prestigiada por diversos por juízas e juízes, e diversos profissionais do Judiciário Estadual, inclusive da Central de Processamento Eletrônico (Cepre), a solenidade teve na abertura a exibição de um vídeo institucional sobre a criação e o objetivo do Saber Sem Fronteiras.

Os pronunciamentos

“Parabenizo por este já exitoso programa, sobre o qual desejo vida longa. Que seja cada vez mais um despertar de um alegre florescer, e que os frutos sejam a renovação de saberes e o compartilhar de conhecimentos, na visão de que a aprendizagem deve ser contínua. E que estejamos todos irmanados nesta missão de melhoria da prestação jurisdicional”, desejou a desembargadora-presidente Regina Ferrari.

O desembargador Samoel Evangelista assinalou que, ao caminharem juntas, “a Escola e a Corregedoria-Geral da Justiça (Coger) somam esforços para que se ofereçam à sociedade serviços com maior qualidade, rapidez e eficiência.

O corregedor-geral da Justiça considerou ainda que o programa se traduz em inovação e pioneirismo, de maneira que é necessário estendê-lo a outros estados brasileiros.

Ao desejar feliz Dia das Mães, externando palavras de “carinho”, “reconhecimento” e “estima”, o desembargador-diretor Elcio Mendes fez uma série de agradecimentos, incluindo à Presidência, à Vice-Presidência, à Coger, aos formadores, juízas e juízes, servidoras e servidores da Justiça Estadual, à equipe da Escola, “pelo apoio irrestrito na consecução das atividades do Órgão de Ensino.

Palestra (aula)

A agenda teve a participação especial do cardiologista Fernando Costa, uma das maiores referências do País nessa área, com o tema “Prevenção da doença cardiovascular – onde nos encontramos?”. O médico possui doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo (USP) e é membro do Colégio Americano de Cardiologia e da Sociedade Europeia de Cardiologia, dentre tantos outros cargos.

Ao declarar a frase em latim Sana mentis sana corporis, que significa “Mente sã, corpo sã”, o doutor Fernando ensinou que é preciso buscar um equilíbrio entre corpo e mente, colocando esta em primeiro lugar, com atitudes que favoreçam as melhores escolhas para se viver com qualidade.

“Cuide bem de você, aceite as orientações dos profissionais da saúde. Saiba que a maioria dos fatores de risco é modificável, o que depende das mudanças de atitude”, aconselhou.

Fernando Costa explicou que o organismo dá sinais de que alguma coisa está errada, porém não é preciso chegar a esse ponto. “Se corrigirmos o rumo agora, podemos alcançar 100, 120 anos de idade”, afirmou, ao recomendar que se destine tempo à saúde, à prática de exercícios, à boa alimentação, e outros cuidados.

Homenagens

Sob a sonoridade de membros da Banda da Polícia Militar do Acre (PMAC), o auditório da Esjud foi palco de homenagens aos formadores do Saber sem Fronteiras. Os certificados traziam os seguintes dizeres: “A Direção da Escola do Poder Judiciário do Acre (ESJUD) certifica os homenageados por exercerem suas atribuições com compromisso, dedicação e eficiência, contribuindo diretamente para o engrandecimento das ações educacionais”.

As seguintes pessoas foram agraciadas nesta data:

Desembargadora Regina Ferrari

Desembargador Samoel Evangelista

Desembargadora Waldirene Cordeiro

Magistrada Louise Kristina

Médico Fabrício Lemos

Servidora Josinéia Costa

Servidor Rafahel Muniz

Servidor Julio Gomes

Servidor Célio Rodrigues

Servidor Josemar Souza

Servidora Valcilda Amorim

Após as homenagens, houve a exibição de um pequeno vídeo de making-off, com os bastidores de gravação, produção e edição dos vídeos com os conteúdos formativos do programa. As gravações aconteceram na própria Esjud e, principalmente, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPAC, parceiro da iniciativa. Todo esse material será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e também nos canais e grupos de Whatsapp do Órgão de Ensino. São diversas temáticas nas áreas técnica e interdisciplinar, do Direito, humanidades, saúde, etc.

A Banda da PMAC voltou a se apresentar, desta vez com a participação do cabo José Dourado, que emprestou o talento para elevar a voz na música “Mãe, Um Pedaço de Céu”, composta por Leonardo Sullivan.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo