Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Programa Saber sem Fronteiras da Esjud avança na Capital e nas Comarcas do Estado

Iniciativa inédita promove a valorização, o acolhimento e a profissionalização de magistradas, magistrados, servidoras e servidores.

O Programa Saber sem Fronteiras tem sido ampliado cada mais vez na Justiça Acreana. A iniciativa da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) já alcançou diversas unidades de Rio Branco, e avança para as Comarcas do Estado.

Recentemente, por exemplo, ação contemplou as duas Turmas Recursais e o Juizado Especial da Fazenda Pública. Antes disso, ainda na Capital, englobou as cinco Varas Cíveis, a Vara de Execução Fiscal, 1ª e 2ª Varas da Infância e da Juventude, e as 1ª e 2ª Varas da Fazenda Pública.

Além disso, o programa já foi lançado nas Comarcas de Bujari, Porto Acre e, nesta semana, chega às Comarcas de Senador Guiomard e Capixaba. No mês de junho será levado a Plácido de Castro (dia 6) e Acrelândia (dia 29).

Turmas Recursais

A agenda envolvendo as Turmas Recursais foi exitosa, com ampla adesão dos profissionais das unidades judiciárias. Os desembargadores Elcio Mendes, diretor do Órgão de Ensino, e Samoel Evangelista, corregedor-geral da Justiça, estiveram presentes.

“Há que se destacar o pioneirismo desta iniciativa que, sem dúvida alguma, precisa ser conhecida por outros estados do Brasil. Fará a diferença no dia a dia da Instituição, levando as melhores práticas a quem está perto e longe. A missão da Justiça não se completa sem o papel da Escola”, assinalou o desembargador Samoel Evangelista.

O desembargador Elcio Mendes explicou a proposta, destacando que está alicerçada na visão do acolhimento, valorização e profissionalismo de quem atua na Justiça Estadual. Segundo o diretor, a ideia é que o Órgão de Ensino seja cada vez mais digno, qualitativo e moderno.

Na ocasião, houve a participação de Julio Gomes, que atua no setor de Planejamento da Escola, e de Célio Rodrigues, assessor da Corregedoria. Os servidores abordaram as ferramentas relativas às rotinas, como o Corporativo (Sistema de Controle de Acesso), o BNMP, estatísticas e a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br).

Não menos importante, a temática de saúde e bem-estar foi conduzida por Fabrício Lemos, que atua na Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do Tribunal. De maneira descontraída, o médico chamou a atenção para a insônia, que afeta negativamente as condições de trabalho, como também as relações familiares e sociais. Também tratou outras problemáticas da sociedade contemporânea, como a ansiedade, a depressão e a síndrome do pânico.

Após os trabalhos, a assessora Emily Costa, que atua na 1ª Turma Recursal, avaliou a atividade. “Parabéns à Esjud e aos responsáveis pela realização deste evento tão produtivo, didático, objetivo, de fundamental importância para o aprimoramento profissional”, afirmou.

O Saber sem Fronteiras

“O Saber sem Fronteiras” aproxima a Esjud dos profissionais da Justiça, conhecendo a sua realidade, identificando necessidades e propiciando capacitações essenciais para a evolução de suas atividades diárias.

A iniciativa inédita tem o propósito de levar conhecimento e as melhores ações educacionais a todo o Estado. Nesse sentido, contribui diretamente para o aperfeiçoamento das competências, habilidades e atitudes de magistradas, magistrados, servidoras e servidores do Judiciário Estadual. Por isso, dentre os resultados esperados do programa, está o alcance de uma projeção qualitativa nos serviços oferecidos aos cidadãos.

Além dos módulos presenciais, são disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola videoaulas gravadas especificamente para o “Sem Fronteiras”. São 20 horas de formação, que valorizam as(os) serventuárias(os) da Justiça e, ainda, serão validadas para a Gratificação por Alcance de Resultados (GAR) e requerimento do adicional de capacitação.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo