Foram debatidos diversos temas relevantes, como melhoria do ambiente de trabalho, a diferença entre o chefe e o líder, como identificar os talentos, desenvolvimento individual e coletivo.
Qual o principal fator determinante de uma gestão de equipes de alta performance? O que diferencia uma equipe de alto desempenho de uma equipe padrão? Como tornar vencedor um grupo de pessoas? Essas e outras perguntas foram respondidas durante atividade realizada na Escola do Poder Judiciário (Esjud) nesta semana.
Parceria com a Controladoria Geral da União – Regional Acre (CGU-AC) resultou no Curso “Gerenciamento de Equipes de Alta Performance”, ministrado por Karin Webster, que atua como coordenadora-geral de Auditoria das Áreas de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília. Também membro da Controladoria do Distrito Federal, Mônica Accioli colaborou na execução da atividade.
Titular da Gerência de Avaliação do Ensino (Geave), Ivanete Cordeiro deu as boas-vindas aos cursistas e assinalou que “a troca de experiências favorece o desenvolvimento pessoal e profissional”. Ela assinalou que a agenda de capacitação leva os partícipes a um resultado muito mais efetivo e rápido em seus respectivos setores de atuação.
A Direção da Escola e a sua equipe de trabalho têm mantido diálogo com essas e outras instituições, com a finalidade de se estabelecer uma agenda positiva, voltada à consecução de projetos que atendam a necessidades mútuas, bem como ao aprimoramento do ensino e da qualificação técnica.
O evento englobou servidores do Judiciário Acreano, da própria CGU-AC, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AC) e do Instituto Federal do Acre (Ifac).
O Curso
Karin Webster explicou que é fundamental ter em mente que fazer gestão é lidar com pessoas. Segundo ela, deve-se adotar a premissa “gerenciar coisas e liderar pessoas”. A ênfase dada à relevância do papel do líder na organização mostrou a grande responsabilidade em lidar com equipes, sendo seu influenciador direto em situações positivas e também negativas.
Assessora administrativa da Esjud, Vanusa Rodrigues destacou o processo de aprendizagem obtido por meio da seção de ensino. “O curso teve caráter mais prático do que teórico, com uma metodologia facilitada pela apresentação de situações que acontecem no nosso trabalho e a discussão de soluções para os problemas enfrentados no dia a dia”, disse.
Foram apresentados exemplos aos participantes e realizadas dinâmicas, focando nos instrumentos necessários para que o líder consiga melhorar sua postura, a comunicação, o entrosamento entre os membros da sua equipe e, por conseguinte, elevar a performance.
Ensinou-se a diferença entre o chefe e o líder; enquanto o primeiro manda fazer, o segundo mostra o caminho e, ainda, vai junto. Também que o bom relacionamento com as pessoas determina o ambiente e seus resultados.
Evaldo Pereira elogiou a iniciativa como instrumento de qualificação na área de gestão pública. “A imersão, durante dois dias, me proporcionou atualizar informações e adquirir conhecimentos novos que serão aplicados na gestão da unidade onde atuo. O curso oferece material de ótima qualidade e a facilitadora, Karin Webster, conseguiu transmitir suas experiências como auditora. Agradeço ao TCU pela parceria com a nossa instituição, que tem proporcionado cursos voltados à formação de gestores dos órgãos parceiros”, disse o diretor sistêmico de Comunicação do Ifac.
A agenda formativa também explicitou que a busca pelo aumento de desempenho e de qualidade no trabalho deve ser constante. Nesse sentido, alguns dos fatores indispensáveis que têm de ser colocados em prática são: ter os objetivos claros e altos (desafiadores), conhecer sua equipe, estabelecer uma comunicação clara, procurar identificar os talentos de cada um, propiciar o desenvolvimento dos membros, estabelecer relação de confiança com a equipe, cultivar o respeito e a coesão.