Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Seminário discute Pacto Nacional pela Primeira Infância no Acre

Participação de crianças do Educandário Santa Margarida e presença do juiz de Direito Sérgio Kreuz (TJPR) foram pontos altos da atividade.

As vozes das crianças do Coral Filhos da Esperança, abrigadas no Educandário Santa Margarida, ecoaram uma mensagem de atenção, respeito, amor e solidariedade. A apresentação integrou a abertura do Seminário “O Pacto Nacional pela Primeira Infância no Estado do Acre: Desafios e Possibilidades – 2019”, realizado nesta quarta-feira (20) na Escola do Poder Judiciário (Esjud). As canções infantis populares revelaram o talento do grupo, cuja simpatia, inocência e sinceridade deram o tom de reflexão à temática.

A exposição fotográfica sobre a adoção, intitulada “Juntos somos uma família”, com desenhos elaborados em cartazes e com o formato das mãos dos próprios pequeninos, espalhavam a grandeza da atividade. Os trabalhos foram concebidos sob a proposta de “acolhimento familiar”, produzidos pelas próprias crianças do Santa Margarida, bem como das unidades Maria Tapajós e Sol Nascente, as quais recebem os adolescentes.

O evento reuniu autoridades das principais instituições do Estado, bem como representantes e membros da rede de proteção infanto-juvenil. O dispositivo de honra teve as presenças do desembargador-presidente Francisco Djalma e da desembargadora Regina Ferrari, coordenadora da Infância e da Juventude; da desembargadora Waldirene Cordeiro, do advogado Marcos Vinícius, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do juiz de Direito Sérgio Kreuz (do Tribunal de Justiça do Paraná), palestrante.

Titular da Secretaria de Estado e Assistência Social, Meire Serafim representou o Governo do Estado. Representante da Assembleia Legislativa, a deputada Meire Serafim, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, o gestor do Educandário, Oswaldo Leal e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano, também integraram a composição.

Os discursos

“Somente poderemos alcançar a paz universal se não abandonarmos as nossas criança. Sou grata por estarmos de mãos dadas com uma rede, a verdadeira rede de proteção que zela para cumprir suas tarefas como a Constituição determina, com prioridade absoluta para vencer as vulnerabilidades. A justiça começa na infância”, assinalou a desembargadora Regina Ferrari.

Já o desembargador-presidente Francisco Djalma considerou que as instituições precisam avançar em um maior comprometimento com a causa. O magistrado frisou tratar-se de um primeiro passo para que se construa coletivamente um futuro melhor.

Programação

A agenda teve como destaque a palestra “Direito à Convivência Familiar”, conduzida pelo juiz de Direito Sérgio Kreuz, auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Paraná. Painéis e debates com temas correlatos, como “Famílias Acolhedoras”, “A Justiça Começa na Infância” (com a desembargadora Regina Ferrari), “O Papel das Varas da Infância, Delegacias e Sistema de Direitos Humanos no Fortalecimento do Conselho Tutelar” e “Boas Práticas na Integração da Criança e Adolescente em Famílias Substitutas” também integraram a programação.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo