Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Escola do Poder Judiciário do Acre apresenta Portfólio de Ações para 2024

Documento explicita áreas estratégicas que serão executadas para se alcançar o aperfeiçoamento da Justiça e dos serviços oferecidos à sociedade.

Percorrer o caminho do aprimoramento e da eficiência, que conduzam à projeção qualitativa em sua missão institucional. Com esse objetivo, a Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) apresentou o Portfólio de Ações para 2024. O documento (veja aqui) contempla as áreas acadêmica, científica, estrutural e tecnológica, sempre sob um viés humanístico.

Diretor do Órgão de Ensino, o desembargador Elcio Mendes explicou qual o olhar tem direcionado o presente e o futuro do setor. “Enxergo a Escola como uma grande construção, alicerçada sob os pilares do acolhimento, valorização e profissionalismo, para que contribua diretamente ao aperfeiçoamento da Justiça Acreana e à melhoria dos serviços oferecidos à sociedade”, disse.

Editais e cursos

Somente no primeiro mês deste ano foram assinados 69 editais (acesse aqui), e obtido um total de nove cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Mais de mil matrículas já foram efetuadas por juízas(es) e servidoras(es) da Instituição.  

Inovação

A inovação foi abrir os prazos de inscrição e realização de cursos autoinstrucionais do início ao final deste ano. São mais de 5,6 mil vagas disponíveis, o que facilita sobremaneira o dia a dia dos(as) profissionais da Justiça. Está na reta final o Curso de Formação Inicial de Magistradas(os), que proporciona aos novos profissionais do Judiciário ingressarem no exercício da função com a devida qualificação, preparo intelectual, técnico e operacional.

Programas e Trilha de Aprendizagem

Também foram implementados cinco programas: “Saber sem Fronteiras I”, “Saber sem Fronteiras 2”, “Formação de Estagiários”, “Preparação à Adoção”, “Teletrabalho”. A inédita “Trilha de Aprendizagem” oferece capacitações nas mais diversas áreas do conhecimento, incluindo Língua Portuguesa, Gestão de Pessoas, Tecnologia, Acessibilidade, Licitações e Direito.

Mestrado

Atualmente é ofertado um Mestrado, fruto de parceria da Esjud com o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO), por meio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), juntamente com a Universidade Federal do mesmo estado (UFT). E mais um Mestrado será oferecido em acordo com a Universidade Federal Fluminense/RJ (UFF).

Uma nova Escola

Há a pretensão de elevar o Órgão de Ensino para Escola de Governo, o que permitirá ampliar a atuação acadêmica, oferecendo a Residência Jurídica e especializações. A Escola está sendo reformada e readequada, por intermédio da Cooperação Técnica 02/2023, firmada com o Governo do Acre e o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). Nesse sentido, o novo empreendimento será mais humano, mas sem perder de vista dinamismo, modernidade e tecnologia. Outra novidade é o Portal da Esjud, que já contabilizou neste começo de ano milhares de acessos.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo