Escola do Poder Judiciário do Acre investe na Formação de Formadores
Órgão de Ensino tem avançado na valorização profissional e no aperfeiçoamento de magistradas(os) e servidoras(es).
A Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud) tem investido com empenho na formação de formadores, para que sejam capazes não apenas de elaborar aulas no contexto da magistratura, mas principalmente desenvolver competências nos profissionais da Justiça Estadual.
Nestas duas últimas semanas, dezenas de pessoas foram alcançadas com dois cursos credenciados pela Escola Nacional de Formação de Magistrados (Enfam). Ambos integram o Programa de Formação de Formadores (FOFO): Nível 1/Módulo 3 e a Formação de Tutores no contexto da Educação Judicial.
As atividades compreenderam um total de 56 horas-aula, nas modalidades presencial e semipresencial, respectivamente, realizadas no laboratório de informática da faculdade Uninorte, por meio de parceria.
O diretor da Esjud, desembargador Elcio Mendes, destacou que o processo de ensino-aprendizagem é fundamental “para que haja êxito na concretização de metas e objetivos da Instituição”. Também ressaltou que uma das diretrizes da atual Direção do Órgão de Ensino “é a profissionalização das equipes de trabalho e das rotinas de produção”. “A capacitação ministrada pelos próprios servidores é algo inédito, a “prata da casa fazendo a diferença, algo que deve ser valorizado”, concluiu, ao agradecer pela colaboração da Uninorte.
Objetivo da formação
O objetivo da Formação de Formadores é oportunizar a preparação didático-pedagógica e, também, proporcionar reflexões relevantes sobre a prática educativa, considerando aspectos do planejamento educacional/pedagógico e da docência. Os cursos também possuem efeito multiplicador, pois promovem parcerias com as demais escolas e busca a permanente de capacitação e aperfeiçoamento de magistradas(os) e servidoras(es).
Avaliação Enfam
Mirelle Cardoso acompanhou presencialmente a realização do FOFO da Escola. De acordo com a pedagoga, o trabalho de avaliação da Enfam assume caráter orientador e pedagógico, para que se possa analisar a relação entre proposta/planejamento e execução da formação/capacitação. A analista judiciária elogiou a atuação da Esjud, especialmente porque as atividades foram conduzidas por dois profissionais da própria Escola. Informou que será emitido um relatório, cujo principal objetivo é contribuir para a qualificação contínuo das escolas judiciais de todo Brasil.
“Depois que a Enfam estabeleceu essa maior aproximação, com um acompanhamento presencial, houve consideráveis avanços relativos à aplicação de normas e diretrizes pedagógicas. A implementação de metodologias ativas, com desenvolvimento de competências, por exemplo, permite um o aperfeiçoamento constante do corpo docente e, consequentemente, uma melhor preparação para os desafios da atividade judicial”, explicou.
Avaliação de quem fez
Um dos formadores da agenda educacional, Breno Cavalcante destacou que para uma eficiente formação de formadores é indispensável discutir a prática docente pelo viés reflexivo, sem perder de vista o contexto onde se pretende desenvolver as competências para a prática jurisdicional, e o uso das tecnologias digitais.
O formador Odson Moreira fez uma análise, apontando os resultados obtidos nas duas formações. “As expectativas foram superadas a cada etapa, a exemplo do feedback recebido em sala de aula. O conhecimento foi construído a cada encontro, com participação intensa dos cursistas, uso das metodologias ativas propostas pela Enfam e de novos recursos, que favorecem o protagonismo do aluno”, afirmou.
“O FOFO tem sido muito importante para mim e, com certeza, para todos os outros cursistas. Contribui para meu crescimento como formadora, tem me dado nova visão sobre habilidades e desenvolvimento de competências, que certamente irá permitir maior aprimoramento profissional”, avaliou Elza Abreu, servidora do Tribunal que atua no Núcleo de Apoio Técnico às Varas da Infância e da Juventude.
Para o juiz de Direito substituto Elielton Armondes, o curso foi “extremamente útil”, devido às ferramentas e instrumentos de tecnologias digitais disponibilizados. “Aprendemos principalmente a repassarmos os conteúdos de modo eficiente; também a sermos formadores, com todo aporte teórico, e tutores, em caráter mais prático, como nesta segunda etapa”, completou.
Com mais de 30 anos de atuação no serviço público, Eronilson Cordeiro elogiou a iniciativa da Escola. “Grande oportunidade de aprendizado, conforme as novas exigências e técnicas educacionais, as quais nos habilitam aos novos desafios do mundo tecnológico, que avança na velocidade de um trem bala. Nesse sentido, como servidor do TRE/AC, vejo como de extrema necessidade que outros órgãos de todas as esferas de poder se juntem Esjud, de forma efetiva e comprometida, nessa prática visionária de formação”, considerou.