Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

I Congresso da Magistratura é encerrado no Acre

Palestra “Novos Enfrentamentos da Política Judiciária de Resolução de Conflitos”, do ministro do STJ Marco Aurélio Buzzi marcou encerramento da jornada jurídica.

O I Congresso da Magistratura do Acre 2019 foi encerrado nesta sexta-feira (22). O evento foi promovido pela Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), com apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) e da Escola do Poder Judiciário (Esjud).

A palestra de encerramento foi proferida pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marco Buzzi, que tratou do tema “Novos Enfrentamentos da Política Judiciária de Resolução de Conflitos”.

O ministro foi agraciado com a outorga da Medalha do Mérito Judiciário, entregue pelo desembargador Francisco Djalma.

“É um passo muito importante para todos nós que militamos na área do Direito no estado. Através desse congresso surgem novas ideias, sugestões, todos nós saímos daqui com muito mais conhecimento. Foi através do diretor da Esjud, desembargador Roberto Barros e do presidente da Asmac, juiz de Direito Danniel Bomfim, que nós pudemos ter essa oportunidade, por isso os parabenizo”, disse o presidente do TJAC.

A saudação inicial ao ministro foi feita pela desembargador Regina Ferrari, que destacou a “grande alegria no coração” em receber a autoridade no Plenário da Corte de Justiça Acreana.

“É uma honra receber um magistrado da mais alta envergadura em nossa Corte de Justiça. Essa comenda outorgada hoje é pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário brasileiro”.

O magistrado falou sobre a realidade social e histórica do País, com suas lutas de classes, no contexto do neoliberalismo, bem como sobre os conflitos advindos de uma sociedade cada vez mais competitiva”. Segundo ele, ressaltou as técnicas de resolução pacífica de litígios – como a mediação e a conciliação, são poderosos instrumentos no processo de pacificação social.

“Neste momento, em nosso país, as desigualdades sociais – seja em razão deste ou daquele regime, desta ou daquela ideologia, dos governos dos últimos anos ou dos governos da vida inteira, que nós tivemos em nosso país – só serão superadas por meio da Educação. E é o Judiciário que está no berço dessa vanguarda que é a resolução de conflitos, por meio da conciliação ou da mediação”, disse o ministro Marco Buzzi.

40 anos da Asmac

O evento marcou os 40 anos de fundação da Asmac e, durante dois dias, reuniu magistrados, assessores e servidores do TJAC.

A programação também contemplou homenagens aos ex-presidentes da Asmac, pelas contribuições para o engrandecimento da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), apoiadora do evento.

Ao todo, foram prestadas homenagens a 17 ex-dirigentes da entidade, nove deles estavam presentes na solenidade. O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, foi homenageado com o Colar do Mérito Judiciário, a maior honraria da Corte de Justiça do Acre.

O juiz de Direito Danniel Bomfim elogiou o evento e a participação do movimento associativo. “Foi nosso primeiro congresso e contamos com a generosidade, com o espírito público dos nossos palestrantes. Sem essas pessoas, sem os associados da Asmac, não seria possível a realização desse evento”, considerou o presidente da Associação.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo