Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Curso de Operador de Pistola é um dos destaques deste mês de julho

Formação oferecida pela Esjud fortalece a atuação de profissionais da área de segurança da Instituição.

Considerada atualmente uma área estratégica no âmbito das instituições, a segurança do Judiciário Acreano foi contemplada com o curso “Operador de Pistola”, oferecido pela Escola do Poder Judiciário (Esjud).

Pelo menos 38 profissionais participaram da atividade que englobou aulas teóricas e práticas, ministradas na sede do Órgão de Ensino e no estande de tiros do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar (PM), respectivamente.

Presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a desembargadora Waldirene Cordeiro prestigiou na sexta-feira (16) a abertura do curso, ao lado da juíza de Direito Zenice Mota, coordenadora pedagógica da Esjud.

“Esta capacitação na verdade é uma necessidade, tanto para nos aperfeiçoarmos nessa área, quanto em função do Plano Anual de Capacitação e das metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, ressaltou a desembargadora-presidente.

Waldirene Cordeiro agradeceu o apoio recebido pela Escola no planejamento e execução da agenda formativa.

“Estamos à disposição, prontos para auxiliar em tudo o que for preciso, como a metodologia”, frisou a juíza Zenice Mota que, no ato, representou a desembargadora-diretora Regina Ferrari.

A formação

O curso teve como formadores o sargento da PM João Paulo e Sharle Almada, agente de segurança da Assessoria Militar (Asmil) do TJAC.

Com formação na área de Instrução de Nivelamento de Conhecimento da Força Nacional de Segurança Pública, João Paulo assinalou que o uso da arma de fogo somente deve ocorrer quando forem esgotadas todas as outras alternativas para as possíveis situações-problema.

Titular da Assessoria Militar (Asmil), capitão Aguiar considerou fundamental a contínua busca pela atualização, ampliação das atribuições e aprimoramento técnico de sua equipe.

Para Geranclei Cavalcante, que falou em nome dos demais agentes de segurança, “a atividade significa uma verdadeira valorização à categoria”.

Na parte teórica foram estudados a classificação das armas; desmontagem e montagem das armas (1°escalão); regras de segurança, retenção de armamento, deslocamentos táticos (em seco); fundamentos do tiro (em seco); protocolos doutrinários de panes e recargas; tiro real estático e dinâmico.

No sábado (17) o módulo prático incluiu o disparo de tiros, acompanhado pelos monitores. Nesse caso, a capacitação destinou-se a habilitar os agentes de segurança ao emprego da pistola com domínio total, sem oferecer riscos a si mesmos ou a outrem. Além disso, o correto uso do equipamento, para assegurar eficiência, velocidade, precisão dos tiros e movimentos operacionais adequados.

Cruzeiro do Sul

O Curso Operador de Pistola também será oferecido em Cruzeiro do Sul. Também com conteúdos teóricos e práticos, a agenda ocorrerá nos dias 23 e 24 de julho; na sala de aula do Batalhão da PM e no estande do BOPE local, nessa ordem.

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo