Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Esjud e Comsiv promovem encontro sobre Método A+ com Claudio Tosta

Durante os próximos dias, professor fará reuniões de trabalho e consultoria com diversos setores do Tribunal de Justiça do Acre.

O Tribunal de Justiça do Acre, por meio da Escola do Poder Judiciário (Esjud), promoveu nesta terça-feira (31), a Palestra do “Método A+”, destinada a magistradas(os) e servidoras(es) do Judiciário Acreano, além de membros de instituições parceiras. Com carga horária de quatro horas, o evento teve como facilitador Cláudio Tosta, aconteceu no Palácio da Justiça e reuniu pelo menos uma centena de pessoas no Centro Cultural.

A mesa de honra teve as presenças da desembargadora Eva Evangelista, à frente da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), parceria direta da iniciativa, no ato também representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC); do vice-presidente eleito do TJAC, desembargador Luís Camolez e da desembargadora Regina Ferrari, diretora da Esjud; da promotora de Justiça Marcela Osório, representando o Ministério Público Estadual e da conselheira federal da OAB/AC, Helcínkia Albuquerque.

“Oportunidade singular para aprendermos a planejar nossas ações. Não somente para alcançar resultados satisfatórios, mas principalmente encontrar ressonância na sociedade. Afinal de contas, não há razão mais especial para realizarmos atividade, que não seja a melhoria dos serviços que prestamos aos cidadãos”, declarou Regina Ferrari, ao dar as boas-vindas ao convidado e aos demais participantes.         

A magistrada enalteceu a história de Eva Evangelista, que se confunde com a do próprio TJAC. “Uma guerreira das causas sociais, uma timoneira da Justiça Acreana”, afirmou.

A decana da Corte de Justiça Acreana, por sua vez, assinalou que com mais de 38 anos de desembargo “não vivenciei algo assim, tão extraordinário, estarmos todos juntos, estabelecermos uma real conexão de pessoas e de instituições”. A coordenadora da Comsiv agradeceu à Presidência do Tribunal de Justiça Acreano e à Direção do Órgão de Ensino, por oportunizarem a iniciativa.

A Palestra

Atuante na área de Mentoria Executiva Individual e Empresarial, consultor de organizações públicas e privadas e palestrante, Cláudio Tosta iniciou sua fala construindo um “túnel do tempo” de sua própria trajetória. “Minha carreira não começou por cima, do alto. Passei por muita coisa até aprender a jogar minha pedrinha e saber onde ela está, ou seja, ter autoconhecimento, ser responsável por minhas escolhas, ter bom senso e determinação para vencer”, explicou.

O profissional trouxe uma reflexão que, segundo ele, é fundamental nos tempos atuais, ainda marcados pelo isolamento social da pandemia da Covid-19. “Quem vai trocar suas fraldas?”, pense nisso, pois vamos envelhecer, provavelmente adoecer”.

Durante os próximos dias, o professor fará, por meio do serviço de consultoria, reuniões de trabalho com diversos setores do Tribunal, para que se descortinem cenários e tendências para uma gestão eficiente.

Com expertise em Sucessões e Negócios de Empresas Familiares, Cláudio Tosta frisou que a maioria das pessoas ouve para responder e não para compreender”, o que afeta negativamente as relações pessoais, de negócios e de trabalho.

O palestrante afirmou, por mais de uma vez, que o “maior problema do mundo contemporâneo é o relacionamento das pessoas”.

Também abordou planejamento e pensamento estratégicos, diagnóstico situacional, Canvas invertido, mindset, inteligência e equilíbrio emocional, como conviver com seis gerações distintas sem enfartar, etc

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo