Escola do Poder Judiciário​

O que você precisa?

Ciclo de capacitações do CNJ oferece mais de 30 cursos neste semestre

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), oferece gratuitamente diversas capacitações online neste primeiro semestre de 2023. A agenda está dividida em três categorias: Ciclo de Cursos Abertos do Ceajud – 2023/1; Ouvidoria; e Tecnologia da informação. Para ingressar no ambiente virtual de aprendizagem, basta clicar o link e fazer o cadastro.

No Ciclo de cursos abertos do Ceajud – 2023 /1, estão disponíveis 15 cursos, como o “Essência da Justiça Restaurativa”, com 21 horas-aula organizadas em três unidades. O participante vai conhecer os fundamentos e os procedimentos relativos à Justiça Restaurativa no contexto da cultura de paz e dos direitos humanos fundamentais e vai aprender a identificar as principais normas sobre o tema.

Nessa mesma categoria, está disponível o curso “Comunicação social, Judiciário e diversidade étnico-racial”, com 20 horas-aula, e o curso “Comunicação social, Judiciário, gênero e diversidade”, com 15 horas-aula. O conteúdo dessas capacitações versa sobre temáticas raciais e a contribuição dos meios de comunicação para formação de uma cultura de respeito à diversidade.

Também é possível fazer a capacitação sobre o “Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA)”, que destaca a importância e os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente e a utilização da plataforma que concentra os dados sobre crianças acolhidas e aptas à adoção. Já a “Oficina pais e mães” procura conscientizar a família acerca dos conflitos advindos do divórcio, para que os envolvidos reflitam sobre o exercício da paternidade e da maternidade responsáveis.

Outra opção é o curso “Saúde mental e trabalho no Poder Judiciário”, organizado em quatro módulos, com total de 35 horas-aula, que destaca a prevenção de agravos, riscos e doenças. A aluna(o) começa com uma contextualização sobre o tema e recebe informações sobre adoecimento, sofrimento mental, saúde preventiva e promoção do bem-estar do indivíduo.

Ainda nesse ciclo, há um conjunto de ofertas educacionais que possibilita atualizar os conhecimentos dos participantes a respeito da “Nova Lei das Licitações”. O conteúdo foi dividido em três etapas de 15 horas-aula cada. A legislação é abordada a partir da governança e do planejamento das contratações, da seleção do fornecedor e dos procedimentos auxiliares e da execução contratual.

Atendimento ao cidadão

Na categoria da Ouvidoria, são seis capacitações dirigidas, principalmente, para quem trabalha na área, mas também podem ser realizadas por qualquer pessoa interessada na temática. A “Lei Geral de Proteção de Dados”, por exemplo, é uma opção de de estudo, como também a “Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública”.

Já na área da Tecnologia da informação, a(o) aluna(o) poderá, ainda, escolher entre os mais de 15 cursos. São treinamentos sobre Microsoft Teams, Power Point, Planner, além de Gestão de Portfólio e Transformação Digital.

Ao selecionar a oferta educacional do seu interesse, a(o) inscrita(o) estuda por conta própria, uma vez que as capacitações são autoinstrutivas e de acordo com a disponibilidade de tempo que o participante possui. Ao final de cada curso, é expedido o certificado de conclusão, desde que a(o) aluna(o) tenha acessado todas as aulas e feito com êxito 70% das questões avaliativas disponíveis em cada módulo.

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CNJ)

Compartilhe em suas redes

Pular para o conteúdo